Eleições 2015

Eleições no Canadá acontecem na terceira segunda-feira do mês de outubro a cada quatro anos. O Primeiro Ministro pode solicitar ao Governador Geral para antecipar as eleições. 

O Canadá é dividido em 308 distritos eleitorais. O distrito eleitoral é uma área geográfica representada por um membro do parlamento (MP). Os cidadãos de cada distrito eleitoral elege um MP que ocupará um lugar no parlamento para representá-los.

Para votar você precisa ser cidadão canadense, ter mais de 18 anos e estar na lista de eleitores.

A lista de eleitores usada durante as eleições federais e referendo vem do Registro Nacional de Eleitores feita por uma agencia imparcial do Parlamento chamada Elections Canada, que é um banco de dados permanente de cidadãos canadenses aptos à votar. 

Toda a vez que tem uma eleição a agencia Elections Canada envia por correio um cartão de informação para cada eleitor. Esse cartão te informa quando e votar e um número de telefone caso você precise de um interprete ou outra serviço especial. 

Mesmo que você não esteja na lista de eleitores e não receba o cartão, você ainda pode ser incluído a qualquer momento inclusive no dia da eleição.  Como é a primeira vez que eu vou votar, eu tive que me registrar online. 

Vale lembrar que não é obrigatório votar no Canadá e o dia da eleição não é feriado. Considerando isso, o Canadá disponibiliza as mesas de votação em 4 outros dias  da semana que precedem o dia oficial. .

Veja abaixo as informações da minha região.

     

Esse são os candidatos disponíveis na minha região eleitoral. 


Logo que mudamos para nossa casa atual, eu e o Steve estávamos almoçando quando a campainha tocou. Olhamos pela janela é vimos um cara de terno e gravata. E eu falei: "se esconde, é o pessoal da Testemunha de Jeová de novo!" Porém o cara viu a gente na janela, então abrimos a porta e ele disse:

                - Bom dia, meu nome é Ron Cannan, eu vim aqui saber o que você acha do meu trabalho.  

Eu e o Steve ficamos com cara de patetas. Não fazíamos idéia de quem ele era. Se você olha na figura acima, vai ver o nome dele lá. Ele é o membro do parlamento que nos representa em Ottawa e está se candidatando novamente.

Sinceramente, não sei o que fazer. Minha referência de eleição é o Brasil e aí a gente vota no candidato. Aqui não. Apesar de só conhecer esse candidato, votar nele significa votar no Stephen  Harper. 

Depois das eleições, o líder do partido político que tem mais cadeiras no parlamento é convidado pelo Governador Geral para formar o governo e então se torna o Primeiro Ministro do Canadá. 

O Primeiro Ministro e o partido no poder, governa enquanto eles têm o apoio e confiança da maioria dos membros do parlamento. Se a maioria dos membros do parlamento votarem contra uma decisão do governo sobre uma assunto de grande importância, como por exemplo, orçamento,  o partido no poder é derrotado o que resulta , normalmente, em eleições antecipadas. 

O partido de oposição com a maioria de cadeiras no parlamento é chamado de Oposição Oficial. Os outros partidos que não estão no poder são chamados partidos de oposição. Os partidos de oposição tem o papel de pacificamente se oporem ou tentar melhorar as propostas do governo. 

Os principais partidos que estão atualmente representados no parlamentos são o Partido Quebequá, Partido Conservador, Partido Liberal e Novo Partido Democrático. 

Eu andei perguntando para os canadenses sobre esse assunto e não encontrei um que estivesse disposto à ir votar. E quando perguntei porque, a resposta foi assustadora. "os políticos mentem e são corruptos". 

Na minha santa ingenuidade, eu achei que isso só acontecia no Brasil. 




Comentários

  1. Muito interessante. Completamente diferente do que acontece na política por aqui.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

14 Delícias da Cozinha Canadense.

O Fenômeno Eat Clean

The Abundance Factor