Abordagem Holística

Misticismo à parte, o que realmente "holísico" quer dizer?

No meu entender, abortagem holística significa uma abordagem completa, considerado todas as variáveis que afetam uma situação. O ser humano possui um sistema complexo  composto da parte física e da parte espiritual. Segundo Carlos Bernardo González Pechote, o fundador da Logosofia, nós devemos fazer cincos coisas para agradar o fisico e cinco coisas para agradar o espirito. 

Eu entendo que se o Ser Humano tem um propósito na terra, esse propósito é "EXPERIMENTAR".  Esse é o verbo que me move e me conecta com o todo.  "Experimente" se tornou praticamente um mantra. Nessa caminhada de experimentação, muitas coisas interessantes vem ocorrendo, como o processo de me conhecer, de entender como eu funciono na parte fisica e na parte espiritual.

Hoje eu entendo que a cultura, pelo menos a ocidental, encoraja o ser a viver do lado de fora de si mesmo. E para fazer o caminho em direção ao interno, eu preciso superar alguns obstáculos , algumas barreiras. Uma delas é a personalidade. Na minha experimentação, eu observei que o conhecimento da minha personalidade no mundo exterior tem me ajudado a viver em harmonia com os meus valores, interesses e virtudes que tenho naturalmente. Essa harmonia me proporciona confiança e paz no mundo externo, elemento fundamental para começar a abrir as portas de mundo interno.

Essa experimentação me monstra que tudo está interligado e por isso eu tenho a tendência para uma abordagem holistica da vida.

Vale ressaltar que apesar de ser estudante de Logosofia por mais de 16 anos, o que expresso neste blog não é Logosofia e sim a minha experimentação, sentimentos e percepções individuais. Se você quiser saber mais sobre Logosofia visite o site www.logosofia.org. Existem sedes espalhadas em todo o Brasil, certamente haverá uma perto de você.     

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Definições:

Por Marcelo (SP) em 05-03-2007
Significa totalidade. Considerar o todo levando em consideração as partes e suas inter-relações.
- Para resolver o problema específico, você terá que ter uma visão holistica sobre o problema maior.


Por Dicionário inFormal (SP) em 15-04-2010
A palavra hólos veio do grego e significa inteiro; composto. Segundo o dicionário, holismo é a tendência a sintetizar unidades em totalidades, que se supõe seja própria do universo. Sintetizar é reunir elementos em um todo; compor.


From <http://www.dicionarioinformal.com.br/hol%C3%ADstico/>

_____________________________________________________________________________________________________________


Comentários

  1. Renata admiro a tua intelectualidade e a experimentação que faz com tua consciência. O teu texto tem uma profundidade de pensamento que, com 75 anos, jamais li em algum lugar.
    A harmonia dos teus dois eu demonstra que você já adentrou no teu mundo interno. O difícil, a partir de agora, será conviver com teus defeitos, entende-los e superá-los. Chegar a perfeição, como ser humano, é uma utopia, mas a esperança em consegui-lo vai te fazer uma entidade a cada dia melhor e uma possibilidade de viver em paz com a natureza do universo.
    Quanto mais conhecer o teu eu interno, seja humilde ao avaliar os outros. Parafraseando Jesus: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

14 Delícias da Cozinha Canadense.

The Abundance Factor

O Fenômeno Eat Clean